Sobre o projeto

Projeto Do Interior

Imagine se nossa vida nos apresentasse janelas por onde pudéssemos ver o que há de melhor dentro de nós. E como seria bom se estas janelas se abrissem justamente nos momentos em que mais precisássemos de apoio, carinho e saúde.


Foi pensando nisto, que o trio de artistas Douglas Trancoso, Giovana Mazzochi e Marcos Clasen, desenvolveram o projeto “Do Interior”. Através do contato legítimo, atento, curioso e afetuoso com a situação da saúde pública no Brasil, encontraram a inspiração para pintar dezoito telas de 80x80cm com temática alegre, repletas de detalhes, cores e narrativas, as quais foram doadas para exposição permanente em seis Unidades Básicas de Saúde da cidade de Caxias do Sul.

Unidades atendidas: Santa Fé, Fazenda Souza, Diamantino, Desvio Rizzo, Infectologia e o Pronto Atendimento - Postão.

As obras retratam casarios, praias, feiras, praças, hotéis e outros momentos, que podem servir aos usuários e cuidadores como uma maneira de inspirar, amenizar, distrair e embelezar, através da arte pura e simples. Com linguagem clara e traços feitos com delicadeza e atenção, as obras retratam detalhes da busca pela paz e pela liberdade que todo indivíduo procura para sua vida e para todos que estão ao seu redor.


Obras de Douglas Trancoso


Obras de Giovana Mazzochi

Obras de Marcos Clasen

A exposição das obras do projeto “Do Interior” dos artistas Douglas Trancoso, Giovana Mazzochi e Marcos Clasen aconteceu durante a 30ª Feira do Livro de Caxias do Sul, com suas obras expostas na Vitrine Cultural da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima. O lançamento aconteceu na segunda-feira, 6 de outubro às 19h30 e seguiu pelo período de 07 a 19 de outubro de 2014. A exposição é o resultado do projeto homônimo.



Fotos: Carlos Pontalti

No lançamento da exposição houve a interação com o público através de performances teatrais com a linguagem clownesca, pelas atrizes Tanaã Tavares e Odelta Simonetti. A essência do trabalho das atrizes é a utilização do jogo do palhaço que brinca de ser médico no hospital/UBS, tendo como referência a alegria e o lado saudável dos pacientes e colaborando para a transformação do ambiente em que se inserem.


Fotos: Carlos Pontalti


Após a exposição, as obras foram expostas permanentemente em seis Unidades Básicas de Saúde – UBSs de Caxias do Sul. Unidades atendidas: Santa Fé, Fazenda Souza, Diamantino, Desvio Rizzo, Infectologia e o Pronto Atendimento - Postão.

Cada UBS recebeu três obras, uma de cada artista. No dia da entrega das obras houve a interação com os usuários e cuidadores através da participação das atrizes Tanaã Tavares e Odelta Simonetti. A definição das seis UBSs atendidas ficou a cargo da Secretaria da Saúde, que entendeu e apoiou muito bem a proposta de humanização dos ambientes de saúde e formação de público do projeto.



Houve ainda a criação de um vídeo documentário de curta duração, aproximadamente em 15min. Produzido e dirigido por Filipe Mello. O documentário conta com imagens dos artistas pintando as obras; perspectivas da arte e sua função; humanização do ambiente de saúde; as obras finalizadas; vernissage da exposição; interação das atrizes com o público e depoimentos dos artistas, atrizes e público. O vídeo tem uma narrativa poética e reflexiva. Em breve será lançado e publicado na internet. 




Teaser para divulgação do projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=TbpA4sC3drc&feature=youtu.be


Equipe Do Interior

Filipe Mello (diretor do curta documentário), 
Marcos Clasen, Douglas Trancoso, Giovana Mazzochi (artistas plásticos) 
Carlos Pontalti (fotógrafo)


Douglas Trancoso, Odelta Simonetti (atriz), Tanaã Tavares (atriz), 
Giovana Mazzochi e Marcos Clasen



Contatos:
Marcos Clasen – mcclasen@gmail.com
Giovana Mazzochi – gmazzochi@gmail.com
Douglas Trancoso – douglastrancoso@gmail.com


Financiamento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário